TELHAS TAUBILHAS
São produzidas artesanalmente com sobras de madeira, como a guarajá, massaranduba e seringarama, provenientes de manejo sustentável. Elas garantem efeito rústico para o projeto. "Essas telhas possuem bom isolamento térmico e durabilidade que varia de 30 a 40 anos", ressalta o arquiteto Luiz Carlos Diniz, de Itaipava, RJ.
Segundo o arquiteto André Einsenlohr, atualmente também podem ser encontrados modelos de telhas ecológicas feitos com eucalipto ou pinos tratados em autoclave. "Possuem maior durabilidade e os fabricantes fornecem 20 anos de garantia", atesta Eisenlohr. De acordo com ele, os modelos feitos com outros tipos de madeira podem ter a vida útil aumentada com a aplicação de produtos como o stain.
Estão disponíveis em tamanhos que variam de 50 a 52 cm de comprimento, de 13 a 23 cm de largura e espessura de 1,5 a 2,0 cm, o que proporciona um rendimento aproximado de 35 a 45 telhas por m². "Apesar de ter colocação simples, é preciso que seja feita por mão de obra especializada, já que qualquer erro pode resultar em vazamentos", afirma Diniz.
A instalação deste tipo de telhas ecológicas é feita com a fixação da peça com pregos ou cavilhas, e em residências é preciso que seja colocada subcobertura. "Para a melhor fixação das peças, indico furar as telhas antes de pregá-las. Isso evitará a rachadura da madeira", aconselha Eisenlhor.
Também recomenda-se que o telhado tenha inclinação mínima de 30%. Antes de comprá-las, cheque se possuem certificado do Ibama.
"A versatilidade do material também permite que a instalação seja feita em paredes. Além disso, é possível maior espaçamento entre cada unidade e a sua durabilidade aumenta muito mais", completa Eisenlohr.
Nenhum comentário:
Postar um comentário