segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Marzipã



Marzipã, marzipan é um doce de origem árabe, preparado a partir de uma pasta feita de amêndoas moídas, açúcar e claras de ovos, que pode ser moldada em praticamente qualquer formato. Também podem ser adicionadas essências.
Conhecido no ocidente a partir do século Vlll aproximadamente, o marzipã é servido geralmente com a forma de bolinhas ou figurinhas, pintadas com anilina ou em sua cor natural, e ainda com cobertura glaceada ou de chocolate.
(wikipedia)



MARZIPÃ

Xícara medida = 240ml

2 xícaras (300g) de amêndoas cruas
1/4 de xícara de água
1/2 xícara de açúcar cristal
1/4 de xícara de glucose 
essência de amêndoas a gosto
Pele as amêndoas. Deixe-as secarem bem, espalhadas em um pano limpo.
Numa panela, junte a água, o açúcar e a glucose. Misture bem e leve ao fogo médio, sem mexer até levantar fervura. Vai formar uma espuminha em cima, que logo se dissipará. Quando isso acontecer, desligue o fogo. 

Quando a calda estiver morna já pode empregar. Ela deverá estar espessa porém bem maleável. 
Enquanto a calda esfria, passe as amêndoas por um processador de alimentos até que vire uma farinha. O processador deve ser eficiente para que a farinha fique o mais fino possível. Passe a farinha para uma tigela e junte a essência.
Acrescente calda aos poucos, misturando com a mão, até dar liga e formar uma massa firme e homogênea. Não será necessário usar toda a calda.

Modele em forma de bastão e embrulhe em filme plástico.

Receita : testadoprovadoeaprovado.blogspot.com


A receita pode ser boa mas para dar formas como estas..............
















Nenhum comentário:

Postar um comentário