sábado, 13 de julho de 2013

Construir com bambu


          O bambu possui caules lenhificados utilizados na fabricação de diversos objetos como instrumentos musicais, móveis, cestos e até na construção civil, onde é utilizado em construções de edifícios à prova de terremotos. Também é possível produzir a partir desta gramínea, a fibra de bambu.







Rústico na medida
Harmoniosa, a varanda é um canto de relaxamento, balanceada por elementos naturais. "A idéia de utilizar o bambu no teto veio do conforto visual e térmico que ele traz. Se tivéssemos usado vidro, esquentaria muito o ambiente; por isso, o bambu foi a melhor escolha", explica o arquiteto Rodrigo Oliveira. Outro ponto que contribuiu para a preferência do material foram as peças de madeira que o terraço já abrigava. Rodrigo justifica dizendo que "o espaço era muito rústico, e o bambu consegue trabalhar o meio-termo, equilibrando o ambiente".




Filtrando a luz
O teto do espaço gourmet é de vidro e, para diminuir a incidência de sol e calor, sem tirar toda a luminosidade, o bambu foi a escolha acertada da arquiteta Célia Orlandi. As grandes placas retangulares foram parafusadas em uma estrutura de alumínio, pintada no tom da caixilharia de ferro. "Considerei, também, o aspecto estético. Sem contar que o material não precisa de manutenção, como as persianas retr

Foto: Divulgação




Pastilhas de bambu
O acabamento - na forma de pastilhas - se destaca no projeto da arquiteta Emilia Garcia, da EG Arquitetura. A proposta foi a de criar um ambiente inteiramente sustentável, por isso, o material foi o escolhido. "As pastilhas de bambu foram coladas em placas que permitiram a aplicação direta na parede", explica. A área coberta pelo revestimento é de 3 m² em cada painel lateral do espelho. "O resultado foi surpreendente, criando uma textura acentuada pela iluminação dramática."






Por todos os lados
A sensação de aconchego é proporcionada pelo bambu presente no forro e usado como cortina, no projeto de Fernando Sá. No teto, um forro de madeira dá o suporte necessário para a melhor preservação do bambu. "A instalação foi rápida e o acabamento ficou ótimo. Os profissionais mediram, na hora, o vão entre as vigas, e cortaram o bambu ali mesmo. Depois, foi só encaixar", lembra o arquiteto. Na janela, além de completar o visual, a cortina de bambu filtra a luz solar e retém o excesso de calor.

Fotos: Lau Polinésio

Nenhum comentário:

Postar um comentário